Como avaliar uma ideia de negócio todo grande negócio nasce de uma grande ideia, e que pessoa empreendedora não sonhou em acordar com uma ideia de negócio maravilhosa e transformá-la em realidade? Então já sabe: se a inspiração batesse à sua porta, hoje poderia ser o grande dia! No entanto, qualquer pessoa com uma pequena empresa pode atestar que esses estágios iniciais podem fazer ou quebrar seu negócio.
Entendemos seu entusiasmo e seu desejo de começar a implementar o plano para o seu negócio o mais rápido possível, mas fazê-lo sem uma pesquisa de mercado prévia é arriscado. Por isso, preparamos um guia que o ajudará a avaliar a viabilidade da sua ideia, para que você economize dinheiro, tempo e energia.
Como avaliar uma ideia de negócio? Comecemos! Siga estas etapas para avaliar se sua ideia é viável ou não antes de torná-la realidade:

Escreva seu plano de negócios.
- Faça um estudo de mercado.
- Pesquise sua concorrência direta e indireta.
- Aprenda a conhecer seus clientes: quem são eles? O que eles esperam de você?
- Peça feedback sobre sua ideia.
Escreva seu plano de negócios
Para transformar ideias em palavras! Não perca mais tempo. Tome este passo como uma oportunidade para ajudá-lo a se organizar. Sente-se e escreva qual é a sua ideia de negócio e, em seguida, continue o caminho, tendo em mente o seguinte:
- Seus clientes (seu grupo-alvo, suas projeções de vendas e a fidelidade de seus clientes)
- A empresa (a forma jurídica, a localização)
- O que e quem compõem seu negócio (os fundadores, sua missão, seus objetivos de longo prazo)
Se você escrever um plano de negócios, seu caminho não será mais difícil. A ideia é que este plano guie você pelo processo, para que você não gaste todo o seu tempo, dinheiro e energia em algo que pode não valer a pena ou que traz muitos riscos. Confie em mim! Você vai se poupar de muitas dores de cabeça. Se você tiver dúvidas sobre como começar, confira esses exemplos de planos de negócios online.
Quando você se sentar para criar seu plano de negócios, aproveite para analisar suas finanças. São muitos os detalhes a ter em conta, e o aspecto financeiro é parte fundamental do plano: será um trabalho a tempo parcial ou a tempo inteiro? Quanto dinheiro você pretende ganhar por mês? E não se esqueça: seja realista! Afinal, se você está prestes a implementar uma ideia para o seu projeto, precisa aproveitá-la economicamente.
Ainda não sabe como fazer? Você pode consultar os conselhos de especialistas de Jan Evers para orientá-lo.
Faça um estudo de mercado
Você já pensou no que acontece se você começar a casa do telhado? É muito provável que desmorone, você não acha? Bem, o mesmo acontecerá com o seu negócio se você aplicar a mesma lógica. O lançamento de um produto ou serviço sem uma pesquisa de mercado prévia é um caminho bastante certo para a decepção. Faça um estudo de mercado e evite que sua ideia inovadora falhe no futuro. Aqui está como fazê-lo:
Você teve uma ideia de negócio fantástica e prática, mas já se perguntou onde ela se encaixaria no mercado?
Para descobrir, seja qual for a sua ideia, um site para o seu aluguel de temporada ou um negócio esportivo, pergunte a si mesmo o seguinte:
- Que problemas dos meus clientes vou resolver através do meu negócio?
- Como esses problemas são resolvidos atualmente?
- Meu produto já existe ou será totalmente inovador? Se já existe, qual será a marca da minha empresa ou como posso melhorar o que já existe no mercado?
- Crie seu site
Claro, como avaliar uma ideia de negócio mesmo as ideias mais engenhosas surgem de uma demanda do mercado. Portanto, é muito provável que já exista algo semelhante a essa ideia que você está pensando. Mas não deixe que isso te desanime! Basta avaliar se o seu vale a pena desenvolver e conviver com os demais. Pergunte a si mesmo o seguinte: serei capaz de fazer melhor que a concorrência? E quem disse… talvez as suas ideias de negócio sejam uma solução única para um problema entre muitos!
Analise sua concorrência
Ter concorrência não é ruim. Na verdade, é quase inevitável, mesmo que sua ideia seja brilhante, mas não se preocupe. Ao avaliar sua ideia de negócio, a chave é pesquisar seus concorrentes para descobrir o que eles fazem bem, como fazem e o que fazem de errado. Você entendeu? Legal! Use-o para melhorar sua própria ideia.
Pesquise concorrentes diretos
Concorrentes diretos são considerados outras empresas que fornecem exatamente o mesmo produto ou serviço que o seu. Por exemplo, se você decidir abrir um bar de tapas, entrará em concorrência direta com outros bares de tapas do bairro. Em outras palavras, se Carlota, a vizinha do outro lado da rua, quiser sair para comer tapas, você terá que descobrir como fazê-la escolher você entre os outros bares e se inscrever na venda.
Não perca de vista a concorrência indireta
Os concorrentes indiretos vendem produtos ou serviços diferentes que atendem às mesmas necessidades que as suas. Imagine que, depois de trabalhar o dia todo, você sente vontade de comer um montadito com camarão e aioli. Você tem duas opções: pedir delivery no seu bar favorito ou simplesmente parar no caminho e matar a fome com uma pizza de quatro queijos. Qualquer uma das opções irá satisfazer o seu desejo. Portanto, se você montar um bar de tapas, um negócio que vende pizza pode se tornar uma concorrência indireta para você.
Sua ideia de negócio será capaz de competir no mercado?

É essencial que você pense em qual será o seu ponto de venda exclusivo (USP): essa será a razão pela qual os clientes não hesitarão nem por um segundo em escolher você em vez de seus concorrentes. A esta altura já conhece o leque de ofertas que existem no mercado; Resta ser realista e determinar qual é esse ponto único que o diferenciará da concorrência.
Mesmo que já existam centenas de lugares para comer tapas, abrir um novo pode ser uma boa opção se, por exemplo, você se destacar dos demais por ser o único bar de tapas especializado em tapas veganas.
Dica: Leia online os comentários que os clientes deixam para seus concorrentes, especialmente as avaliações de 3 ou 4 estrelas. Estes são particularmente importantes porque indicam que os clientes gostam do produto ou serviço, mas que seus concorrentes estão falhando em alguns aspectos de fornecê-lo. É a sua chance de fazer as coisas melhor do que eles e conquistar clientes!
E não recue se você competir com gigantes como Amazon e companhia. em seu mercado. Neste blog, também explicamos como competir com grandes empresas.
Aprenda a conhecer seus clientes
Agora que você encontrou um lugar para sua ideia no mercado, é hora de focar nos clientes. Conhecê-los é outro motivo importante para você realizar um estudo de mercado. Quem vai consumir seus produtos ou serviços? Quais são suas necessidades?
Lembra quando a única opção era ir de casa em casa? Agora não é mais necessário! Para conhecer melhor seus clientes, você pode fazê-lo por meio de pesquisas online. É fácil e rápido. Existem softwares como o Typeform e o Google Forms que permitem criar questionários e compartilhá-los nas redes sociais. No entanto, se seus clientes em potencial não usam tecnologia ou se você prefere fazê-lo à moda antiga, imprima as perguntas, calce sapatos confortáveis e vá às ruas.
Seja qual for o formato escolhido, o questionário fornecerá uma visão geral do tipo de pessoas interessadas em seu produto, as necessidades que elas procuram atender e a probabilidade de gastarem dinheiro com o que você oferece. Tenha em mente que 8-10 perguntas são suficientes para reunir as informações necessárias sem que os entrevistados fiquem entediados e fujam.
- Quantos anos eles tem?
- Onde eles moram?
- São homens ou mulheres?
- Em que eles trabalham?
- Eles compram produtos semelhantes aos seus? Se o fazem, quanto gastam e com que frequência?
- Quais são seus objetivos?
- Quais são seus hobbies?
- Quais marcas eles gostam e por quê?
As respostas ajudarão você a formar uma imagem de seus clientes em potencial. Dessa forma, como avaliar uma ideia de negócio do ponto de vista deles e determinar se ela atende às suas necessidades.
Não sabe onde encontrar clientes?
Para encontrar clientes, você precisa pensar como um. Uma boa maneira de fazer isso é procurar grupos do Facebook dos quais seus clientes comerciais participariam. Por exemplo, se você deseja iniciar um serviço de passeio com cães em Madri e deseja ver se isso geraria interesse, pode pesquisar grupos de donos de cães que residam em Madrid ou de locais dessa cidade onde os cães podem entrar. Se você vai começar a oferecer serviços de casamento, seria bom participar de fóruns de casamento ou participar de feiras de casamento.
Dica: Ter uma ideia clara de como é o seu cliente perfeito é muito útil na hora de iniciar o seu negócio. É necessário estabelecer objetivos e o que é conhecido como persona de marketing (o perfil do cliente ideal para quem você deseja divulgar seu negócio) para aproveitar ao máximo suas despesas de marketing, pois essa é a forma de atingir os clientes mais dispostos comprar.
Peça opiniões
A melhor maneira de saber se o seu negócio vai dar certo é testando. Em minutos, e sem gastar dinheiro ou tempo, você pode criar um site gratuito e usá-lo para mostrar o produto ou serviço que oferece. Além disso, se sua ideia for bem sucedida, você já estará aproveitando todas as vantagens de ter um site para o seu negócio.
Depois de criar seu site, mostre-o a seus amigos, familiares e colegas e peça feedback. Você também pode compartilhá-lo nas redes sociais e analisar a reação das pessoas. Essa é uma ótima maneira de iniciar uma estratégia de mídia social para seu novo empreendimento.
- As pessoas querem saber mais sobre o seu negócio?
- Recebeu consultas?
- O que eles estão dizendo nos comentários de suas postagens?
Você saberá que seu negócio está funcionando quando um cliente real encontrar sua empresa através do seu site.
Como avaliar uma ideia de negócio? Siga estas etapas antes de lançar sua empresa para ver se sua ideia funcionará: crie um site profissional, converse com os clientes e peça feedback nas mídias sociais para ver se sua ideia pode decolar. Desta forma, você pode experimentar muitas ideias! Se um deles não for bem-sucedido, não se preocupe; Você terá economizado muito tempo e dinheiro que poderá usar em uma nova ideia de negócio.